Entre 2011 e 2013, criei uma seção num praticamente falecido blog meu. Talvez alguns de vocês tenham chegado a ler. Essa seção tinha o objetivo de mostrar com ironia minha percepção sobre algumas frases “clichê” de nossa sociedade, bem como exercitar meu mau humor característico… As primeiras dez foram de 2011. As dez seguintes, de 2013. O mais curioso é que elas são quase atemporais. Várias dessas tiradas eu repito até hoje, com outras palavras, ou não… Quem sabe um dia eu amplio e acabo por fazer disso mais um livro? Se não for um sucesso, pelo menos servirá para mostrar que não é só você que se irrita com certas coisas… Então, sem mais delongas, (re)apresento a vocês:
O MELHOR DO MAU HUMOR RODERIQUIANO
1 – NO NORDESTE, TEMPO BOM, COM MUITO SOL, EM TORNO DOS 30 GRAUS. – Bom? Ah, apresentadores do tempo, vão se ferrar! Quem disse que esse calor é bom? Bom para vocês, talvez! Bom, para mim, é média anual de 20 graus, ou todo tempo nublado, como vocês têm aí! Queria ver vocês morarem nesse inferno todo dia e acharem o tempo “bom”.
2 – OLHAR VITRINES É RELAXANTE, UMA TERAPIA. – Pois eu fico é traumatizado, por ver coisas que não posso comprar. E se for ao lado de uma pessoa que passe horas escolhendo para não levar nada, aí é mais irritante ainda.
3 – GOSTO NÃO SE DISCUTE. – Ah, não? Pois terminem com as disciplinas de História da Arte, Estética etc. Gosto se discute, SIM! Existe mau gosto, com certeza! O que não se deve discutir é o respeito por quem não tem bom gosto. Sempre deve haver respeito por qualquer escolha, especialmente se a pessoa tiver a decência de dizer: “Isso é um lixo, mas eu gosto!”
4 – A VIDA COMEÇA AOS 40. – Que lindo… É verdade… Iniciam-se as dores, a certeza de que você jamais conseguirá liquidar suas contas se não ganhar não loteria, a tristeza por as pessoas não te acharem mais atraente… Na verdade, o que começa mesmo a aparecer é a sua flacidez.
5 – O GOL SAIU NA HORA CERTA. – Alguém pode me dizer qual é a hora errada para sair um gol?
6 – O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO. – Escuto isso desde os mais remotos tempos “pretéritos-mais-que-imperfeitos”.
7 – NÃO SOU OBRIGADO A SUPORTAR A FUMAÇA DE SEU CIGARRO. – Ok. Concordo que os fumantes somos irritantes. Mas eu queria que fizessem campanhas contra corruptos, ladrões, artistas de gosto duvidoso e outros que fazem um mal – ainda maior – à sociedade tão acirradas e preconceituosas quanto as que fazem contra nós. Parece até que ser fumante é pior que ser mau caráter.
8 – O TIME “x” É O BRASIL NA COMPETIÇÃO “y”. – Hipócritas, sepulcros caiados. Não vejo camisa verde-amarela ali. Seleção é seleção. Clube é clube. Não venham me dizer que tenho de torcer para um clube rival. Que se lixe e perca todo jogo. Time é o meu! O resto? Que se dane!
9 – HOMEM NÃO PRESTA. – Eu poderia fazer uma longa lista de exemplos, vindo de Eva, passando por Salomé, pela Marcela machadiana, Madame Bovary e chegando à Luísa do Eça, mas vou ficar com uma explicação menos ficcional: é necessária uma mudança no sujeito dessa afirmação. A Raça Humana não presta; não o gênero masculino, apenas.
10 – O MAGISTÉRIO É UM SACERDÓCIO. – Sem comentários. Aliás, só um: se pensa assim, vá se lascar.
11 – PARA QUE ESTUDAR, SE O FUTURO É A MORTE? – Ah, beleza. Então, para que acordar, tomar banho, comer, se o futuro é a morte? Mate-se, Mané! Bom, falando sério, uma das boas razões para estudar seria o objetivo de ter a capacidade de não dizer uma idiotice como essa…
12 – ADORAR, SÓ A DEUS – Insuportável essa mania de as pessoas acharem que só existe um sentido para um vocábulo: aquele que lhes interessa. Se você desconhece que a palavra tem mais de um sentido, estude. Se conhece, mas acha que ela deveria ser utilizada só no sentido que lhe convém, é um sectário. Pode escolher.
13 – COMO UMA PESSOA INTELIGENTE COMO VOCÊ FUMA? – Conheço muita gente ignorante que fuma e tantos outros que não fumam. E gênios da ciência, artes e outras áreas que são fumantes ou não. A inteligência não está na capacidade de saber que isso faz muito mal. Sou teimoso, não burro.
14 – PROFESSOR, O QUE SENHOR PODE FAZER PELO MEU FILHO? – Frase típica de fim de ano, quase tanto quanto “Feliz Natal”. Minha vontade é de responder a dolorosa verdade: “Eu já fiz, minha senhora. Ensinei tudo o que sei dentro das limitações de tempo e burocracia. Quem não fez foi ele”.
15 – FILME NACIONAL SÓ TEM PALAVRÃO – Gostaria que os “entendidos” compreendessem o que diz um filme qualquer americano, mesmo o mais inocente, que traz coisas cabeludas como “Youbastardmotherfuckersonofabitchkissmyass”, e cuja tradução traz um simplório e absurdo “babaca”. Queria ver se teriam a mesma opinião…
16 – VOCÊ FEZ LETRAS? MAS QUE COISA… É TÃO INTELIGENTE! Nada há de mais grotesco que alguém achar é desperdício de inteligência fazer Letras. Graças a pessoas como nós podemos incentivar muitos ignorantes como os que falam essa frase a lerem mais e, assim, TALVEZ, se tornarem menos imbecis…
17 – AH! MAS POP ROCK NÃO É ROCK – Não, é axé!
18 – AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA – Que nada. Canso de ver gente por aí que deveria ser imensamente castigada e que passa o resto da vida usufruindo das cafajestagens que fez nos mais variados campos da vida. É como qualquer dívida comum: um monte de gente dá calote e só paga na justiça divina (e olha lá)… infelizmente.
19 – TEMPO BOM ERA O DOS MILITARES – Nova onda de tresloucados assola a sociedade: os saudosistas da censura, do espancamento, da liberdade vigiada. Falsos moralistas que acham que moralidade se faz na base da repressão e da omissão de informações. Seria como, para evitar que seu filho tivesse acesso a um programa ruim, você resolvesse quebrar a televisão. Ensine-o a usar bem o controle remoto, isso sim.
20 – SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA – Eu imagino essa frase como o lema dos homens-bomba árabes… “Somos antiocidente e não desistimos nunca…”. Brasileiro desiste é fácil. Só não os dos programas de reality show…
Comentário do facebook